terça-feira, 5 de junho de 2012

Um Dia (2011)


Comecei a assistir o filme com uma ótima ideia, e terminei com uma melhor ainda. Um dos melhores romance de 2011, na minha opnião (desculpa, Meia-Noite em Paris!). Baseado no livro escrito por David Nicholls, Um Dia conta a história de Dexter e Emma, que se conhecem na noite de formatura. Nós os vemos todos os anos no aniversário dessa data - 15 de julho.

Emma é a garota inteligente e sem sucesso, ao contrário de Dexter: sucesso e mulheres são sua vida. Durante os anos eles se distanciam e suas vidas tomam rumos diferentes. Por vezes os protagonistas nem mesmo se encontram neste dia, mas o momento de suas vidas retrata bem o contexto geral do que estava reservado para ambos.


Diretor: Lone Scherfig
Escrito por: David Nicholls (livro e roteiro)
Músicas compostas por: Rachel Portman (Never Let Me Go, A Duquesa)
(a.k.a. compositora dos meus filmes favoritos)
Elenco:
Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada; Alice no País das Maravilhas)
Jim Sturgess (Across The Universe; A Lenda dos Guardiões)
Romola Garai (Desejo e Reparação; Scoop - O Grande Furo)

Primeiro eu queria dizer que a atuação é o que constrói ou destrói um filme - se os atores são incríveis, geralmente o filme também é. Não querendo desmerecer o resto da produção, mas se tudo é feito perfeitamente e a atuação é ruim, o filme se torna bem menos memorável. Mas Anne Hathaway e Jim Surgess me impressionaram aqui. Eles fizeram os personagens reais e acessíveis, o que todo ator de sucesso te que conseguir fazer para se tornar 'de sucesso'. Juntos, eles extravasam química.


O que eu achei mais interessante é que eu me importei de verdade com o futuro dos personagens. Eu torcia para que tudo desse certo. Eu fazia teorias de o que aconteceria com eles. Eu ri, eu chorei, eu fiquei com raiva. Filmes bons são os que mexem com o emocional de quem assiste. Esse filme apresentou todos esses elementos. Foi simples, e esperto e tudo o que vocês espera de um filme bom. Foi lindamente feito, com locações de tirar o fôlego e atuações espetaculares.  


Muitas vezes em Hollywood os personagens não parecem ser genuínos. 'Um Dia' é, honestamente, uma das histórias mais reais já contadas - não tem felicidade garantida já na primeira cena, os personagens não vivem em mundo encantado em que tudo dá certo e também explora a amizade e o amor convivendo lado à lado com o tempo e a distância. O filme mostra a jornada à felicidade de cada personagem e os obstáculos que eles enfrentam no caminho. Muitas pecinhas de um grande quebra-cabeça são mostradas durante os 20 anos (e 20 dias) mostrados durante o filme. Simples diálogos e ações são notados como esseciais em uma complexidade que faz o filme genuinamente real.


Os pequenos detalhes, como olhares, sorrisos, respirações e conversas deixadas de lado são merecedores de atenção. O vestuário utilizado no filme e a fotografia levam pontos extras. Tudo isso combinado é emocionante e inspirador. Até mesmo pensar sobre os personagens me afetou emocionalmente. Talvez porque me identifico com alguns temas usados, ou porque os atores foram incríveis. O que for que me fez gostar tanto desse filme... espero que vocês também sintam.

9.0 de 10.0

Por Bianca Figueiredo

Um comentário:

  1. Cada vez mais afim de assistir! Todo mundo elogia muito o livro, como fiz besteira de não ter lido, vou assistir o filme :D Que vale a pena só pela Anne, aliás <3

    www.tortademenina.com

    ResponderExcluir